Como emitir passaporte

Passaporte brasil

Antes de passar as informações a documentação necessária para tirar o passaporte brasileiro, quero lembrar algumas informações importantes, passadas pela Polícia Federal (órgão responsável pela emissão do documento):

#1 Não há renovação nem prorrogação de passaporte, se o documento estiver com prazo de validade expirado ou prestes a expirar e você deseja obter um novo documento de viagem, serão exigidos TODOS os documentos originais relacionados mais abaixo deste post.

#2 Se tiver dúvidas sobre o preenchimento dos seus dados, acesse a página Dúvidas Frequentes da Polícia Federal.

#3 Após o preenchimento de seus dados no formulário de solicitação eletrônico,  será emitida uma Guia de Recolhimento da União – GRU. Pague a GRU, respeitando sua data de vencimento. A guia pode ser reemitida.

#4 Compareça ao posto do Departamento de Polícia Federal (DPF) munido da documentação original exigida, GRU paga e protocolo da solicitação. Não é necessário levar fotografia, que será coletada no momento do atendimento. Em algumas unidades do DPF é necessário o agendamento prévio. Verifique aqui se você deve agendar o atendimento no posto escolhido. Logo após, consulte o agendamento do seu pedido.

#5 O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Busque seu passaporte no horário e local indicados.

#6  Atualmente, a taxa para confecção do passaporte brasileiro é de R$ 257,25, com validade de 10 anos para cidadãos com 18 anos ou mais.

Os documentos necessários para a emissão de passaporte podem ser consultados aqui.

 

Fonte: Polícia Federal