Nordeste brasileiro tem diversidade de programação nas festas juninas

Confira as diversas opções disponíveis na região

Que as melhores festas juninas acontecem no Nordeste, ninguém tem dúvida. São tantas opções que fica difícil escolher qual estado e cidade passar a maior de todas as festividades da região, os festejos que celebram os santos Antônio, João e Pedro.

Apesar da diversidade de atrações, algumas cidades se destacam tanto pelo tamanho, quanto pela quantidade de dias regados a muita música, quadrilhas juninas, comidas e bebidas típicas.

Para ajudar na sua escolha, separamos aqui algumas cidades nordestinas onde a festa tem dia para começar. Mas para terminar… Aí, só Deus sabe!

Santo Antônio de Jesus (BA)

Com o tema “Viva o Nordeste Brasileiro”, a cidade de Santo Antônio de Jesus vai atrair milhares de pessoas com atrações musicais como Wesley Safadão, Simone e Simaria, Elba Ramalho, Solange, Saia Rodada, Dorgival Dantas, Limão com Mel, Danniel Vieira, DNA de Vaqueiro e Adelmário Coelho.

Além destes, 12 artistas locais, também vão compor a programação dos palcos principais. A festa acontece de 20 a 24 de junho e será aberta com show do cantor Silvio Brito, celebrando o aniversário da Paróquia de Santo Antônio. Na mesma noite, a Orquestra de Sanfoneiros dará as boas-vindas ao São João com muito forró.

Amargosa (BA)

Geraldo Azevedo, Del Feliz, Xand Avião, Forró do Tico, Targino Gondim, Seu Maxixe, Estakazero, Colher de Pau, Dorgival Dantas e Marília Mendonça são algumas das atraçõ0es confirmadas em Amargosa, no Centro Sul baiano.

Este ano, as festas juninas na cidade terão como tema o “O São João dos Encontros” e terá, em sua decoração, elementos como cupidos, flores, corações, e uma capela de Santo Antônio.

Salvador (BA)

A capital baiana vai transformar o Pelourinho, um dos seus principais cartões postais, em um grande arraiá com decoração e bandas de forró. O São João no Pelô reunirá, de 20 a 24 de junho, atrações como Elba Ramalho, Fulô de Mandacaru, Jeanne Lima, Carlos Pitta, Targino Gondim, Alceu Valença, Estakazero e Geraldo Azevedo.

Além do Pelourinho, haverá também programação no bairro de Paripe, de 22 e 23 de junho. O São João do bairro terá como atrações Simone e Simaria, Parangolé, Solange e outros artistas e bandas.

Ibicuí (BA)

Com previsão de atrair mais de 60 mil turistas, o município de Ibicuí irá oferecer uma programação com shows de mais de 30 artistas na Praça Regis Pacheco, como Calcinha Preta, Limão com Mel, Aduílio Mendes, Caninana do Forró, Caviar com Rapadura, Plays, Banda Lordão, Donas do Bar e Sivirina Xique Xique.

Além do evento gratuito que tem como tema Povo Nordestino, a cidade conta com festas fechadas como Brega Light e Ticomia. A primeira, que acontece entre 23 e 24 de junho, celebra 18 anos ao som de Zé Neto & Cristiano, Wesley Safadão, Gusttavo Lima, Diego & Victor Hugo, Donas do Bar, Léo Santana, Parangolé, La Fúria, Jonas Esticado, Lambasaia, Tayrone, Trio da Huanna, Dorgival Dantas e Dennis DJ. Já a segunda festa, que acontece no dia 22, inclui atrações como Flávio José, Saia Rodada, Márcia Fellipe e Mano Walter.

Caruaru (PE)

O município de Caruaru é um dos principais destinos de quem gosta de curtir as festas juninas no Nordeste. Isso porque é considerado um dos maiores festejos da época.

Neste ano, a organização do evento já confirmou Elba Ramalho, Mano Walter, Orquestra de Pífanos & Maestro Mozart Veira, Bell Marques, Alok, Zé Neto e Cristiano, Bruno e Marrone e Léo Santana como atrações.

De acordo com a prefeitura, serão quase dois meses de “Ciclo Junino”, com 31 dias de festa, em 24 polos. Os festejos têm início no aniversário da cidade, dia 18 de maio, com o “São João na Roça”, em Itaúna, e vão até 14 de julho, com a realização do Xerém com Galinha, na Vila do Rafael.

Campina Grande (PB)

Considerado como o maior São João do mundo, os festejos de Campina Grande acontecem de 7 de junho a 7 de julho. São 30 dias de muito forró e diversos outros ritmos que alegram moradores e milhares de turistas que visitam o município.

Estão confirmados Wesley Safadão, Xand Avião, Alceu Valença, Flávio José, Márcia Fellipe, Léo Santana, Gusttavo Lima, Joelma e Aldair Playboy. Na véspera de São João, Elba Ramalho vai gravar um DVD que conta com participações especiais de Zélia Duncan, Tony Garrido e Rogério Flausino do Jota Quest.

Fortaleza (CE)

De 21 a 23 de junho, a capital cearense terá programação cultural para todos os públicos. Durante três dias, 14 nomes da música nacional e local vão participar dos festejos. O evento gratuito, uma realização do Sistema Verdes Mares, traz como diferencial uma estrutura fechada que terá até quadrilhódromo.

Igor Leonardo

Jornalista e viajante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *