O que fazer em Salvador

Capital baiana possui diversos atrativos além de praias e Carnaval

Conhecida mundialmente por ser uma das capitais brasileiras que dispõe de sol e praia durante todo o ano, e também pelo Carnaval, Salvador (Bahia) possui diversas outras atividades que podem ser incluídas no roteiro em qualquer época.

Por isso, elencamos aqui o que fazer em Salvador, em um roteiro que também inclui cultura, história e gastronomia.

Praias de Salvador

Praia do Porto da Barra
Praia do Porto da Barra

Quem visita Salvador não pode deixar de conhecer algumas de suas praias disponíveis nos mais de 50 km de orla marítima, tanto na Baía de Todos os Santos, quanto no Oceano Atlântico.

Uma das mais conhecidas é a Praia do Farol, no Farol da Barra. Lá, o viajante poderá curtir as águas calmas de um lado do monumento, na Baía, e as mais agitadas, com ondas mais altas, no lado voltado para o Oceano.

Para quem gosta do mar ainda mais calmo, a dica é ir ao Porto da Barra. O local é conhecido por reunir em um curto espaço diversas comunidades. Outras paias mais calmas podem ser encontradas na cidade baixa e subúrbio, como as praias da Ribeira, Boa Viagem e São Tomé de Paripe.

Parques de Salvador

Muita gente não sabe, mas a capital baiana possui mais de 10 parques disponíveis para passeios e trilhas. Se interessou em conhecer mais esses lugares? Clique aqui e confira o post que fizemos sobre os parques de Salvador.

Roteiro histórico-religioso

Igreja de São Francisco
Igreja de São Francisco

Já ouviu dizer que Salvador tem 365 igrejas, sendo uma para cada dia do ano? Na verdade, são 372 templos de religião Católica. As igrejas seculares guardam história da colonização do Brasil e atraem milhares de turistas durante todo o ano.

Se você quiser saber mais sobre essas igrejas, clique aqui e leia o post que produzimos sobre este roteiro em Salvador.

 

 

 

 

Rota dos museus e memoriais

Museu Solar Ferrão - Pelourinho
Museu Solar Ferrão – Pelourinho

Por ser uma cidade histórica – Salvador foi a primeira capital do Brasil – a rota dos museus e memoriais da capital baiana oferece ao viajante um amplo acervo sacro, artístico, histórico-científico, cultural, arqueológico e bibliográfico.

Na lista de museus e memoriais que podem ser visitados em Salvador estão mais de 40 espaços, dentre eles o Museu de Arte Moderna, Solar Ferrão, Palacete das Artes, Museu de Arte Sacra, Casa do Rio Vermelho (com acervo de Jorge Amado e Zélia Gattai) – leia o post aqui – dentre outros.

Fortes de Salvador

Farol da Barra
Farol da Barra

Até o início do século 19, Salvador era uma das cidades mais bem fortificadas do mundo. Atualmente, esses equipamentos carregam parte da história da capital e servem como pontos turísticos cheios de curiosidades e atrações.

Dentre os fortes que podem ser visitados em Salvador, estão o Farol da Barra, onde abriga também o Museu Náutico da Bahia, o Forte de São Marcelo, uma estrutura redonda no meio do mar, e o Forte Nossa Senhora de Monte Serrat, na Ponta do Humaitá.

Engrossam a lista os Fortes Santa Maria (ao lado esquerdo da praia do Porto da Barra) e São Diogo (lado direito da praia).

E aí, se interessou em conhecer mais o roteiro alternativo de Salvador? Em parceria com a Viator, o blog oferece a contratação de passeios de forma rápida e segura. Clique aqui e confira as opções!

Igor Leonardo

Jornalista e viajante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *