Praia de Calhetas é um paraíso escondido de Pernambuco

Local fica a 40 km de Recife, em Cabo de Santo Agostinho

Bem perto de Recife está um dos paraísos escondidos do litoral sul de Pernambuco: a Praia de Calhetas. A pequena extensão de areia faz do local uma das praias mais paradisíacas da região, embora com estrutura turística consolidada.

Além do mar calmo, a Praia de Calhetas dispõe de bares e restaurantes com diversas opções de bebidas, petiscos e refeições completas. Apesar do acesso por estrada de chão, a Praia de Calhetas oferece também estacionamento próximo à praia.

Caminho que dá acesso à Praia de Calhetas
Caminho que dá acesso à Praia de Calhetas

Mesmo com acesso fácil à praia, os visitantes podem descer por meio da tirolesa ou de bondinho, com a estação logo na entrada do local.

Como chegar na Praia de Calhetas

Para chegar à Praia de Calhetas, que pertence ao município de Cabo de Santo Agostinho, saindo de Recife, o visitante pode acessar pela Rota dos Coqueiros, rodovia pedagiada e em ótimo estado. O trajeto é bem sinalizado e, pelo menos no trecho administrado pela concessionária, a velocidade máxima permitida é de 60 km/h, o que torna a viagem um pouco mais demorada.

Praia de Calhhetas Pernambuco (3)

Outra opção para chegar na Praia de Calhetas é pela rodovia PE-028. É preciso ficar atendo à sinalização.

O que fazer na Praia de Calhetas

Além dos bares e restaurantes, tanto no caminho, quanto na beira do mar, o visitante pode fazer trilhas entre os morros e a vegetação, pular de tirolesa, praticar mergulho, fazer passeio de lancha, além, claro, de provar os petiscos disponíveis nos bares.

Bares à beira mar oferecem diversas opções de petiscos e bebidas
Bares à beira mar oferecem diversas opções de petiscos e bebidas

Um dos programas mais conhecidos do local é a tirolesa. Além de oferecer uma vista panorâmica do local e tirar ótimas fotos, o visitante pode encurtar o caminho até à praia. Há opção também de descer de bondinho.

Quanto aos passeios de lancha na Praia de Calhetas, alguns moradores oferecem o serviço. O ideal é pesquisar e reservar com antecedência, pois esta atividade não é rotineira no local, embora seja possível.

Já o mergulho, na modalidade snorkel (em águas rasas), é uma atração interessante. Com o mar claro, o visitante, devidamente equipado, poderá observar peixes de distintas espécies.

Onde se hospedar na Praia de Calhetas

Embora o local seja simples, a Praia de Calhetas oferece uma ótima infraestrutura de turismo, como rede de hotelaria que varia de pousadas mais simples até hotéis de luxo e bem avaliados no Booking.com.

Igor Leonardo

Jornalista e viajante.

2 comentários em “Praia de Calhetas é um paraíso escondido de Pernambuco

  • 23 de setembro de 2018 em 12:35
    Permalink

    Rapaz sua reportagem sobre a Praia de Calheyas me aguçou a vontade. Desta vez realmente não será Salvador e sim Pernambuco seguindo as dicas bacanas e claras que você passou. Abraço e obrigado!

    Resposta
    • 29 de setembro de 2018 em 21:32
      Permalink

      Vai gostar muito! E tem outros lugares próximos para conhecer também!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *