Praias baianas recebem certificação internacional de gestão ambiental

O reconhecimento tem como objetivo incentivar a conscientização

Duas praias do litoral da Bahia receberam o selo Bandeira Azul, certificação internacional que atesta a qualidade das condições de balneabilidade das praias em todo o mundo. Na Baía de Todos-os-Santos, a praia de Nossa Senhora do Guadalupe foi a qualificada; no Litoral Norte, o selo foi para a Praia de Guarajuba.

Esta é a mais importante certificação da categoria no mundo. O processo de análise é bastante rigoroso e a decisão foi tomada, em última instância, por um júri internacional, em reunião na Dinamarca. Antes disso houve uma avaliação de um operador nacional e um júri nacional.

Os pontos avaliados para a certificação incluíam 34 exigências divididas em quatro diferentes setores: gestão ambiental, segurança e serviços, qualidade da água e educação ambiental. O selo, portanto, enquadra as praias no rol de referência em limpeza e aprovação socioambiental.

Bandeira Azul
O Programa Bandeira Azul é um projeto que promove certificação internacional de praias, marinas e embarcações de turismo com elevado grau de gestão ambiental.

O reconhecimento tem como objetivo incentivar a conscientização de todo cidadão que faz uso dessas áreas e também as autoridades gestoras para a promoção da preservação ao meio ambiente, o que impactará diretamente na qualidade das águas e mata nativa.

Igor Leonardo

Jornalista e viajante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *